Sexta-feira, 08 de julho de 2022 - Por Rafael Brandão
Quase 15 anos depois, Unicamp terá Banda Sinfônica novamente
Formação da banda sinfônica explora os limites dos instrumentos de sopro e percussão. Repertório vai do erudito ao popular e conta com muitas composições brasileiras.

Imagem de arquivo da antiga Unibanda. Projeto é retomado agora, quase 15 anos depois.
As inscrições para os cursos da Escola Livre de Música da Unicamp chegaram com o anúncio de uma novidade neste segundo semestre. Quase 15 anos depois, a Universidade terá novamente uma Banda Sinfônica.
"A formação da Banda Sinfônica explora muito os limites dos instrumentos de sopro e percussão", explica o trombonista e coordenador da Escola Livre de Música, Fernando Hehl. Isso porque, diferente de uma Orquestra Sinfônica, a Banda não tem instrumentos de corda, com exceção do contrabaixo acústico.
O edital aberto prevê 54 vagas, para percussão, flauta, clarinete, oboé, fagote, saxofone, trompete, trompa, trombone, eufônio, tuba e contrabaixo acústico. Assim, a formação é composta essencialmente por sopros e percussão. Desde 2008, a Unicamp está sem projeto de Banda Sinfônica.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de julho, no portal do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC).
Formação versátil - “Em relação ao repertório, muitos compositores americanos e europeus se dedicaram, principalmente no Século XX, a escrever para Banda Sinfônica. Então, temos um repertório de caráter erudito escrito especificamente para essa formação. Além disso, há repertórios populares, adaptações, muita música brasileira”, complementa o coordenador.
Como exemplos de compositores brasileiros que dedicaram parte do seu repertório para Banda Sinfônica, Fernando cita o Maestro Duda, que explorou variações de ritmos nacionais, principalmente nordestinos, e Gilberto Gagliardi. “A gente pode viajar desde o erudito até a música popular, o jazz, o blues, o rock, temas de filmes. É uma formação muito versátil realmente”.
Do quartel ao coreto - O conceito de Banda Sinfônica chega ao Brasil junto com a Família Real Portuguesa, no início do Século XIX, explica Fernando.
"Dom Pedro trouxe instrumentos de sopro, ele era muito aficionado por bandas. Foi a partir dali que a Banda começou a se consolidar em nosso cenário. Em um primeiro momento, eram bandas de caráter militar, mas depois surgiram as bandas de coreto".
Leia mais: Cursos da Escola Livre de Música abrem inscrições para segundo semestre.
Voltar

CIDDIC
Música
Álbum revela trabalho de composição inédito de Damiano Cozzella
Arranjador reconhecido, músico foi professor do Instituto de Artes e teve acervo doado para a Universidade

CIDDIC
Música
Escola Livre de Música abre inscrições
Inscrições para 21 disciplinas podem ser feitas até o fim de fevereiro

CIDDIC
Música
Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresentará a nova edição do projeto "OSU para todos" em 2025

NICS
MúsicaPesquisaTecnologia
"Computer Music Journal publica artigo de pesquisadores do NICS
Publicação é uma das mais relevantes no campo da música computacional e eletroacústica