Terça-feira, 28 de maio de 2024 - Por Redação
"Rede Arte Refúgio" promoverá exposição de artistas migrantes na Unicamp
Projeto vai fomentar a inserção de artistas refugiados no meio cultural brasileiro
Nos últimos anos, o Brasil se tornou o país que mais recebe refugiados na América do Sul, com mais de 600 mil pessoas, segundo dados do Alto-comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
Nesse cenário, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Unicamp lança o programa Rede Arte Refúgio para apoiar artistas visuais migrantes em início de carreira, em parceria com o grupo de pesquisa Trajetórias sem Fronteiras: Cinemas do Refúgio Contemporâneo .
Seis artistas impactados por experiências de deslocamento forçado e que hoje residam no Brasil serão selecionados para um ciclo de acompanhamento artístico e uma exposição de apresentação das suas obras, além da produção de portfólios digitais e materiais de divulgação, como vídeos de entrevistas e perfis editoriais.
A exposição principal será montada no campus da Unicamp e terá como eixo norteador o conceito de "deslocamentos". Há previsão de itinerâncias em outras localidades, promovendo um diálogo mais amplo sobre migração e arte.
As obras dos artistas selecionados também poderão ser conhecidas e apreciadas pelo público em uma plataforma digital que será desenvolvida para o projeto.
Como parte do ciclo de acompanhamento artístico, pesquisadores convidados vão produzir ensaios críticos sobre as obras dos artistas selecionados.
Outras ações incluem oficinas e workshops gratuitos sobre estratégias para inserção no mercado da arte contemporânea brasileira.
Além de promover a inclusão dos artistas selecionados no meio cultural brasileiro, o Rede Arte Refúgio vai construir um corpo de conhecimento inédito sobre as trajetórias e produções artísticas de pessoas em situação de deslocamento forçado, contribuindo para a pesquisa acadêmica e crítica de arte.
O projeto busca apoios e parcerias para ampliar as ações formativas e instituir um prêmio de fomento aos artistas.
O Rede Arte Refúgio foi aprovado em edital da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp (Proec).
Acompanhe o lançamento do edital no site do projeto
Voltar
NICS
ArteMúsica
O corpo como instrumento
Técnica desenvolvida por musicóloga é testada em pacientes que sofreram AVC
LUME
ArteTeatro
LUME oferece pós-doutorado em poética experimental e teatro com bolsa FAPESP
LUME
ArteTeatro
Inscrições Abertas para os Cursos de Fevereiro do LUME
CMU
ArteÓpera
Mês Carlos Gomes: CMU apresenta imagens do Monumento-Túmulo do maestro