Terça-feira, 18 de junho de 2024 - Por Derivaldo Reis de Sousa
O evento teve transmissão ao vivo pelo Youtube
Imagem I Seminário Internacional - Prisões, Violência e Sociedade: Saberes em Perspectivas

1) Dra. Eli Narciso Torres - Pesquisadora do Sics Nova da Universidade Nova de Lisboa, 2) Dra. Raluca Savu - coordenadora associada da Cocen, 3) Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles - magnífico reitor da Unicamp, 4) Profa. Dra. Ana Lucia Goncalves da Silva - coordenadora do NEPP, 5) Sr. Marcelo Pimentel de Oliveira - assessor especial do Ministro da Justiça e Segurança Pública, 6) Prof. Dr. Carlos Etulain - coordenador do Observatório de Violências Políticas de Segurança e Sistema Penitenciário | Foto: Antoninho Perri.
Nos dias 13 e 14 de junho, foi realizado no auditório do IE, o I Seminário Internacional - Prisões, Violência e Sociedade: Saberes em Perspectivas, organizado pelo Observatório de Violência e Segurança Pública e Penitenciária (OBSEG) do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), como objetivo promover o diálogo sobre temas cruciais para a sociedade contemporânea. Compondo a mesa, destacam-se figuras proeminentes como o professor e doutor Antonio José de Almeida Meirelles, reitor da UNICAMP, Raluca Savu, coordenadora associada da COCEN, e Ana Lucia Gonçalves da Silva, coordenadora do NEPP, além de outros pesquisadores. Durante o evento, o magnífico reitor da Unicamp, o professor doutor Antonio José de Almeida Meirelles, destacou a importância da inovação na universidade. Segundo ele, a inovação está no DNA da UNICAMP, sendo compatível com sustentabilidade e justiça social. Ele compartilhou um exemplo inspirador de uma equipe de meninas de Minas Gerais que desenvolveu uma pulseira capaz de detectar o choro de bebês, ajudando mães surdas a cuidar de seus filhos e evitando a perda de guarda por não atenderem ao choro. Essa inovação, assim como outras promovidas pela universidade, mostra como é possível perceber uma carência social e criar soluções que beneficiam a sociedade.
"Eu acho que estamos em um momento em que vivemos em uma sociedade em construção e carregamos essas máculas do nosso passado, mas não precisamos conviver com elas no nosso futuro. Eventos como esse são virtuosos, pois nos permitem olhar para os problemas sob diferentes perspectivas e construir uma convergência que avance nosso processo de construção social e civilizatório. Tenho expectativas positivas sobre iniciativas como essa, e desejo um excelente seminário, mantendo nossas portas abertas para diferentes olhares sem perder a perspectiva de fortalecer os direitos civilizatórios do nosso país" - destacou o reitor.
A doutora Raluca Savu, por sua vez, criticou a abordagem irresponsável e eleitoreira de certos representantes do poder público em relação à segurança pública. Ela ressaltou a importância das Ciências Sociais na compreensão das relações entre violência e políticas públicas e destacou o papel fundamental que NEPP tem excercido em relação as Políticas Públicas.
"Infelizmente, a segurança pública é frequentemente tratada de maneira irresponsável, eleitoreira e anticientífica por certos representantes do poder público. Vemos ações políticas que geram muita repercussão, mas trazem poucos resultados na melhoria das vidas das pessoas. Em detrimento de ações de inteligência e das Ciências Sociais, que fornecem valiosas contribuições sobre as relações entre violência e políticas públicas. Nesse contexto, acredito que o NEPP exerce um papel fundamental e de excelência desde sua criação, em 1982. Políticas públicas em áreas como saúde, educação e enfrentamento da pobreza, principais áreas de atuação do NEPP, têm impacto decisivo nas dinâmicas sociais que produzem e reproduzem violência" - afirmou Raluca.
Ela também mencionou o orgulho de ver o NEPP envolvido em iniciativas como o programa interdisciplinar Café com COCEN, onde o professor Dr. Marcelo Proni apresentou um projeto de inteligência artificial aplicada a políticas públicas, demonstrando a atualidade e relevância dos temas estudados pelo NEPP. O seminário, ao abordar temas interdisciplinares como direitos humanos, racismo, gênero, sociedade digital, saúde e educação em suas relações com prisões e violência, tem o potencial de gerar novas perspectivas e contribuir para a formação de políticas públicas mais eficazes e articuladas com as instâncias decisórias. O evento teve transmissão ao vivo pelo youtube e poderá ser acessado nos seguintes links: 13/06 - https://www.youtube.com/watch?v=E2GkHRpA8tA 14/06 - https://www.youtube.com/watch?v=0lgc3gxswiU Saiba mais: Seminário aponta gargalos do sistema prisional no Brasil

COCEN

Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa

Rua Saturnino de Brito, 323 - 2º Piso Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas/SP CEP: 13083-889

Siga-nos em nossas redes sociais!

© Copyright Cocen. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Derivaldo Reis de Sousa