Quinta-feira, 26 de setembro de 2024 - Por Rafael Brandão
Adilson Sartoratto toma posse como coordenador do CPQBA
Entre as prioridades da gestão, novo coordenador citou fomento à interdisciplinaridade
Imagem Adilson Sartoratto toma posse como coordenador do CPQBA

Em solenidade realizada na tarde desta terça-feira (25), o químico e pesquisador Adilson Sartoratto assumiu o cargo de coordenador do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Unicamp (CPQBA). "É com grande satisfação e um profundo senso de responsabilidade que assumo a coordenação pelos próximos quatro anos", declarou Sartoratto, que sucede a pesquisadora Valéria Merzel, com quem atuou como coordenador associado entre 2021 e 2024. A solenidade foi conduzida pela coordenadora associada da COCEN, Marta Teixeira Duarte. O pesquisador Rodney Ferreira Rodrigues tomou posse como coordenador associado. Entre os desafios e prioridades da gestão, o novo coordenador citou a manutenção da infraestrutura, a reativação da divisão de farmacologia, o estímulo à interdisciplinaridade, a reposição do quadro de funcionários, a captação de novos recursos para a modernização dos equipamentos e a intensificação da divulgação das atividades de pesquisa desenvolvidas pelo centro. "Este é o quarto mandato em que temos um servidor do centro como coordenador", declarou Marta, contextualizando que, apesar de coordenadores externos terem realizado excelentes mandatos no passado, "nada como alguém do próprio CPQBA para entender as questões internas". Marta, que também é pesquisadora do CPQBA, avaliou que a gestão de Valéria e Adilson foi conduzida "de forma impecável, superando muitos dos desafios herdados, além dos que surgiram com a pandemia". Valéria, por sua vez, declarou que deixa a coordenação com uma sensação muito positiva. "Não diria que a missão está cumprida, pois o trabalho nunca acaba, mas sim que conseguimos juntos construir um ambiente de cooperação, tolerância e harmonia, resultando em uma ótima produtividade. Assim, só tenho a agradecer a todos", concluiu a ex-coordenadora. Adilson Sartoratto é graduado em Química Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também concluiu o mestrado e o doutorado em Química. Entre 2005 e 2008, foi membro do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF), vinculada à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Com ampla experiência em Química Analítica, suas principais áreas de atuação incluem Instrumentação Analítica, cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), óleos essenciais, cromatografia gasosa (GC-MSD) e microextração em fase sólida (SPME).

COCEN

Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa

Rua Saturnino de Brito, 323 - 2º Piso Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas/SP CEP: 13083-889

Siga-nos em nossas redes sociais!

© Copyright Cocen. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Derivaldo Reis de Sousa