Sexta-feira, 11 de outubro de 2024 - Por Redação
Magüta: Seminário discute Justiça Social e Segurança no Alto Solimões
Projeto "Magüta" foi contemplado no edital Convergências, lançado pela COCEN para fomentar a interdisciplinaridade
Imagem Magüta: Seminário discute Justiça Social e Segurança no Alto Solimões

O I Seminário Magüta - Justiça Social e Segurança no Alto Solimões reuniu pesquisadores e lideranças indígenas no auditório do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) nesta quinta-feira (10). O evento abordou o projeto de pesquisa homônimo - contemplado na segunda edição do edital Convergências, lançado pela Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN) para fomentar a interdisciplinaridade. A COCEN foi representada na mesa de abertura do evento pela coordenadora associada, Marta Teixeira Duarte, que enfatizou a importância do edital e ressaltou que o o projeto Maguta demonstra que a interdisciplinaridade é uma abordagem fundamental para o diálogo entre a universidade e as questões concretas do país. A mesa de abertura contou também com as participações do assessor do assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp, Marco Aurélio Cremasco; da coordenadora do NEPP, Ana Lucia Gonçalves; da pesquisadora Maísa Faleiros da Cunha; e do representante da representante da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), André Ramos. Em sua fala, Cremasco destacou a relevância do projeto em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, tais como a erradicação da pobreza, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, paz, justiça e instituições eficazes. A relação com os ODS é uma das diretrizes estabelecidas pela COCEN no edital Convergências. Após a mesa de abertura, a pesquisadora Susana Durão, que lidera o projeto discutido no seminário, apresentou o escopo geral da iniciativa, que reúne pesquisadores do NEPP, NEPO, PAGU, CEMI e CeAP, em um esforço coletivo para mapear as diversas formas de violência enfrentadas pelas comunidades indígenas do Alto Solimões, especialmente os Ticuna, e analisar as respostas comunitárias para mitigar esses conflitos. A pesquisa foca em áreas como a segurança pública, comunitária e ambiental, articulando saberes acadêmicos e políticas públicas para promover soluções eficazes na região. O evento seguiu com painéis e mesas-redondas abordando temas como a cartografia da violência no Amazonas, políticas indígenas e as economias da violência, refletindo a complexidade e a urgência das questões tratadas. Convergir para Expandir O Edital Convergências, lançado pela COCEN, é uma iniciativa pioneira que visa incentivar a cooperação entre os centros e núcleos de pesquisa da Unicamp, promovendo projetos de caráter interdisciplinar que abordam desafios complexos da sociedade. O edital tem como propósito fortalecer a produção acadêmica por meio da convergência de diferentes áreas do conhecimento, resultando em soluções inovadoras e aplicáveis em contextos diversos, como o da Amazônia. O projeto vencedor do primeiro edital também exemplifica essa relação com problemas concretos da sociedade:"Múltiplos Olhares para o Recurso Água e a Superação de Vulnerabilidades Sociais", desenvolvido junto à Comunidade Capadócia, em Campinas, com foco em temas como água, energia, urbanização e saneamento, buscando soluções para vulnerabilidades sociais, a partir da colaboração entre pesquisadores do NIPE, NUDECRI e PAGU.

COCEN

Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa

Rua Saturnino de Brito, 323 - 2º Piso Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas/SP CEP: 13083-889

Siga-nos em nossas redes sociais!

+55 (19) 3521-5147

+55 (19) 3521-4911

© Copyright Cocen. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Derivaldo Reis de Sousa