Sexta-feira, 11 de outubro de 2024 - Por Redação
Magüta: Seminário discute Justiça Social e Segurança no Alto Solimões
Projeto "Magüta" foi contemplado no edital Convergências, lançado pela COCEN para fomentar a interdisciplinaridade

O I Seminário Magüta - Justiça Social e Segurança no Alto Solimões reuniu pesquisadores e lideranças indígenas no auditório do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) nesta quinta-feira (10).
O evento abordou o projeto de pesquisa homônimo - contemplado na segunda edição do edital Convergências, lançado pela Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN) para fomentar a interdisciplinaridade.
A COCEN foi representada na mesa de abertura do evento pela coordenadora associada, Marta Teixeira Duarte, que enfatizou a importância do edital e ressaltou que o o projeto Maguta demonstra que a interdisciplinaridade é uma abordagem fundamental para o diálogo entre a universidade e as questões concretas do país.
A mesa de abertura contou também com as participações do assessor do assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp, Marco Aurélio Cremasco; da coordenadora do NEPP, Ana Lucia Gonçalves; da pesquisadora Maísa Faleiros da Cunha; e do representante da representante da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), André Ramos.
Em sua fala, Cremasco destacou a relevância do projeto em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, tais como a erradicação da pobreza, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, paz, justiça e instituições eficazes.
A relação com os ODS é uma das diretrizes estabelecidas pela COCEN no edital Convergências.
Após a mesa de abertura, a pesquisadora Susana Durão, que lidera o projeto discutido no seminário, apresentou o escopo geral da iniciativa, que reúne pesquisadores do NEPP, NEPO, PAGU, CEMI e CeAP, em um esforço coletivo para mapear as diversas formas de violência enfrentadas pelas comunidades indígenas do Alto Solimões, especialmente os Ticuna, e analisar as respostas comunitárias para mitigar esses conflitos.
A pesquisa foca em áreas como a segurança pública, comunitária e ambiental, articulando saberes acadêmicos e políticas públicas para promover soluções eficazes na região.
O evento seguiu com painéis e mesas-redondas abordando temas como a cartografia da violência no Amazonas, políticas indígenas e as economias da violência, refletindo a complexidade e a urgência das questões tratadas.
Convergir para Expandir
O Edital Convergências, lançado pela COCEN, é uma iniciativa pioneira que visa incentivar a cooperação entre os centros e núcleos de pesquisa da Unicamp, promovendo projetos de caráter interdisciplinar que abordam desafios complexos da sociedade. O edital tem como propósito fortalecer a produção acadêmica por meio da convergência de diferentes áreas do conhecimento, resultando em soluções inovadoras e aplicáveis em contextos diversos, como o da Amazônia.
O projeto vencedor do primeiro edital também exemplifica essa relação com problemas concretos da sociedade:"Múltiplos Olhares para o Recurso Água e a Superação de Vulnerabilidades Sociais", desenvolvido junto à Comunidade Capadócia, em Campinas, com foco em temas como água, energia, urbanização e saneamento, buscando soluções para vulnerabilidades sociais, a partir da colaboração entre pesquisadores do NIPE, NUDECRI e PAGU.
Voltar

COCEN
Convergências
III Edital Convergências recebe inscrições até 16 de maio
Projetos devem reunir no mínimo três e no máximo cinco Centros e/ou Núcleos

PAGU
Acolhimento Familiar
Nas memórias do cárcere, a busca por solidariedade
Estudo investiga experiências de mulheres migrantes no sistema prisional

NEPO
Política
Restrições dos Estados Unidos põem Brasil no centro da política migratória do Sul Global

NEPO
DemografiaEconomia
NEPO estuda impacto da nova ordem do trabalho nas migrações
Pesquisa do Núcleo de Estudos de População da Unicamp analisa como transformações no mercado de trabalho redesenham fluxos migratórios globais