Quinta-feira, 03 de maio de 2018 - Por Ticiana de Toledo Fernandes
Fórum de Coletivos de História Oral abre XIV Encontro Nacional na Unicamp

O XIV Encontro Nacional de História Oral iniciou as atividades ontem, dia 2, com um Fórum de Coletivos de História Oral. O evento, que aconteceu no Centro de Convenções da Unicamp, reuniu representantes de centros e núcleos de pesquisas em história oral e audiovisual de diversas instituições, que aproveitaram a ocasião para apresentar as atividades de seus centros e convidar os interessados a conhecer melhor os seus trabalhos.
Estiveram presentes membros do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense (LABHOI-UFF) ; da Casa de Oswaldo Cruz, unidade da Fiocruz dedicada à história e ao patrimônio cultural; do Núcleo de Estudos em História Oral da Universidade de São Paulo (NEHO-USP); do Centro de Estudos Rurais e Urbanos (CERU-USP); do Núcleo de História Oral e Memória da Universidade Federal do Rio de Janeiro (TEMPO-UFRJ); do Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral e Memória (GEPHOM-USP); do Centro de Memória da Zona Leste da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); do Laboratório Memória dos Paladares da Universidade Federal do ABC (UFABC); Ana Lucia Ferraz, professora da Escola Estadual …; do Grupo de Pesquisa em Religião, Memória e Identidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); do Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (UFRJ); e do Projeto Memória - Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
No final do Fórum, os convidados também participaram de um debate, em que foram levantadas questões como a escassez de financiamento público e suas implicações, como a falta de espaços adequados para armazenar os materiais audiovisuais. Luís Borges, do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), citou um caso que ocorreu durante a montagem de um acervo audiovisual na instituição: os materiais de filmagens em preto e branco (que precisam ser mantidos a 18°C) e os de filmagens coloridas (que devem ser mantidos a 22°) tiveram que ser arquivados em um mesmo ambiente devido à insuficiência de recursos, o que pode acelerar a deterioração das peças.
Além disso, a carência de verbas também afeta a própria capacidade que os centros têm de compartilhar seus acervos com o público, muitas vezes impedindo que os materiais possam ser devidamente acessados. Para Anna Beatriz de Sá Almeida, pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz, "ter um acervo que não pode ser disponibilizado é a morte do nosso trabalho", afirma.
Sobre
O XIV Encontro Nacional de História Oral acontece na Unicamp entre os dias 2 e 4 de maio de 2018. Organizado pela Associação Brasileira de História Oral (ABHO), o evento visa a discutir o uso de recursos audiovisuais no registro depoimentos testemunhais da história contemporânea, refletindo sobre os processos de gravação e as contribuições de diferentes disciplinas ao campo.
A conferência de encerramento do Encontro será realizada na sexta-feira (4), às 19h30, no auditório 3 do Centro de Convenções da Unicamp, pela coordenadora da Cocen e presidente da ABHO, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, com mediação de Regina Weber, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Voltar

CMU
História
Jornais e obras literárias embasam pesquisas de grupo de historiadores
Núcleo de Estudos da Edição, Literatura e Imprensa (Neelim) utiliza acervos do CMU em suas pesquisas

NEPAM
AudiovisualMeio Ambiente
Lançamento do documentário "Hidrelétricas na Amazônia : E depois?"

CMU
Arquivos Históricos
CMU abre inscrições para III Jornada de Estudos em Arquivos
Entre os dias 12 e 16 de maio, o Centro de Memória-Unicamp realizará a terceira edição da Jornada de Estudos em Arquivos.

CMU
ExposiçãoHistória
O historiador que construiu a memória campineira