Unicamp aguarda mais de 150 participantes para Escola Avançada de Lógica Contemporânea
O professor emérito Newton da Costa será o homenageado da SP LopgIC; cursos e conferências com principais nomes da lógica no mundo têm início na próxima segunda-feira (6)
Entre os dias 6 e 17 de fevereiro, a Unicamp recebe a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Lógica Contemporânea, Racionalidade e Informação - SP LogIC. O programa é uma iniciativa do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O evento contará com a participação de grandes nomes da lógica contemporânea mundial e mais de 150 estudantes de graduação e pós-graduação de todo o mundo.
A ideia de organizar a edição da escola surgiu ainda em 2019, na época para celebrar os 90 anos de Newton da Costa, professor emérito da Unicamp e um dos principais nomes da lógica mundial, responsável pela elaboração do conceito de Lógica Paraconsistente, uma das vertentes da lógica contemporânea. "A Fapesp tem preferência por propostas de escolas em áreas da ciência nas quais o Brasil se destaca mundialmente, e a lógica brasileira é muito prestigiada internacionalmente, em especial a Lógica Paraconsistente", ressalta Ítala D"Ottaviano, diretora acadêmica da SP LogIC. "Devemos muito disso ao professor Newton da Costa, que foi docente da Unicamp, um dos criadores do CLE e nosso orientador."
A diretora acadêmica da SP LogIC, Ítala D"Ottaviano: grande procura pela escola por parte de estudantes de todo o mundo
Originalmente, o evento seria realizado em julho de 2020, mas, por conta da pandemia de covid-19, o projeto foi transferido para fevereiro de 2023. Com isso, além de celebrar os 90 anos de Newton da Costa, a organização resolveu comemorar também os 45 anos da fundação do CLE, primeiro órgão interdisciplinar da Unicamp, criado em 1977.
A programação da SP LogIC contará com oito cursos e oito aulas magnas sobre diferentes tópicos relacionados à lógica contemporânea e suas interfaces com diferentes áreas do conhecimento. Elas serão ministradas por grandes nomes da área, como Décio Krause (Brasil), Daniele Mundici (Itália), Graham Priest (EUA), Janusz Ciuciura (Polônia), Elena Dragalina-Chernaya (Rússia) e Diderik Batens (Bélgica). "Não se trata de um congresso, mas de uma escola para a divulgação da ciência brasileira e das universidades do Estado de São Paulo", salienta D"Ottaviano. Haverá ainda espaço para que os estudantes apresentem suas pesquisas em sessões de comunicação chamadas LED Talk, além de atividades culturais e uma visita ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde está instalado o acelerador de partículas Sirius.
Ítala ressalta a grande procura pela escola da parte de estudantes de todo o mundo. Foram mais de 250 inscrições. No total, 107 estudantes acabaram selecionados, 57 brasileiros e outros 50 vindos de cinco continentes. "A lógica opera como uma ponte entre as ciências. Por isso, tivemos inscrições de médicos, estudantes de computação, engenharia, matemática, física, direito e das próprias ciências humanas", explica. Ela e o coordenador do comitê de organização, Walter Carnielli, comemoram o alcance da SP LogIC entre países da Ásia e da África, incluindo um grupo de estudantes camaroneses que viajarão com o auxílio de uma sociedade de professores do país. "Eles vêm com projetos de pesquisa muito interessantes, que aplicam a lógica no estudo de tradições africanas."
O professor Walter Carnielli: série vai abordar a importância da lógica contemporânea e suas características
Confira a programação completa da SP LogIC
Matéria originalmente publicada no Portal da Unicamp